quinta-feira, 2 de maio de 2013

Unicamp lança portal com recursos educacionais e videoaulas com acesso gratuito


A Unicamp lançou nesta segunda-feira (29/04) uma nova ferramenta educacional. Trata-se do Portal e-UnicampO novo portal foi criado pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), em conjunto com as Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação da instituição. Com o intuito de estimular o uso de tecnologias na área de educação e incentivar o relacionamento entre docentes, alunos e a comunidade em geral, o portal conta com vídeos, imagens e animações para reprodução por streaming ou download. 
Fiz uma rápida análise do conteúdo disponibilizado e, aparentemente, o público-alvo são os próprios alunos da Unicamp ou estudantes de graduação e pós-graduação em busca de aprimoramento. Em breve farei um review da ferramenta para o blog para dar mais detalhes das funcionalidades e usabilidade dos recursos.
Dentre os conteúdos disponibilizados selecionei duas videoaulas que mostram bem qual é a lógica do Portal.
A primeira é claramente parte de alguma material mais extenso e que dá suporte a alguma disciplina específica. Assistido fora de contexto o vídeo não faz o menor sentido, beirando ao absurdo:


Já o segundo vídeo que selecionei é uma videoaula da Professora Néri de Barros Almeida, realizada para a disciplina História: Teorias, Historiografias e Ensino, pela Professora Aline Vieira de Carvalho. Módulo I. Esse tipo de vídeo é bem interessante pois dá suporte ao aluno de graduação, como um complemento da aula assistida presencialmente. Para os que ainda não ingressaram na universidade, essas videoaulas dão uma dimensão aproximada de como são as aulas no ensino superior e, principalmente, de como elas são diferentes das aulas do Ensino Médio e Cursinho.



Para acessar o portal e-Unicamp: http://www.ggte.unicamp.br

Para acessar diretamente o diretório de vídeos da Unicamp: http://cameraweb.ccuec.unicamp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails