sexta-feira, 3 de maio de 2013

Questão da semana (1) - Biologia: Genética

Texto para a questão:  A polícia inglesa está investigando uma série de assassinatos realizados ao sul de Londres. Um suspeito de nome Brian, foi preso após ser reconhecido por testemunhas. No entanto, ele alega ser inocente e apresenta um bom álibi: no horário em a testemunha alega tê-lo visto, Brian estava em uma aula da faculdade, o que é confirmado por alunos e professores. O caso seria simples, se Brian não fosse irmão gêmeo de William. Ambos são idênticos e vestem-se sempre com roupas iguais, hábito estimulado pela mãe Sarah.
"É um caso raríssimo, o supostos autor dos fatos cometidos tem um irmão gêmeo monozigótico" (que compartilharam da mesma placenta), afirmou à AFP o chefe da Segurança Departamental encarregada da investigação, Sebastian Roehl.
Brian e William  ambos desempregados, negaram os fatos, mas seu DNA comum foi encontrado sob as unhas das vítimas, mortas entre setembro e janeiro. Nenhuma impressão digital foi encontrada nas cenas dos crimes.

Pergunta: Num caso como o ilustrado acima é possível determinar qual do dois irmãos executou os crimes? Justifique a sua resposta.



Resolução e comentário na próxima segunda-feira!

Dúvidas? Use os comentários ou, se preferir: @profandrebraga, profandrebraga@gmail.com, http://www.facebook.com/profandrebraga

Um comentário:

  1. Por eles serem tipo um "espelho" um do outro a possibilidade de um ser destro e o outro canhoto sao enormes. Talves ai esteja a solucao do caso!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails