segunda-feira, 19 de abril de 2010

Marula - Vídeo veiculado no Fantástico de 18/04 pode ser uma "fraude" do Diretor Jamie Uys



O, aparentemente engraçado vídeo retirado do documentário Animals Are Beautiful People (1974, Afríca do Sul), utilizado no quadro Detetive Virtual veiculado no Fantástico de 18/04, pode ser, na verdade, uma triste "fraude". Há indícios que o diretor do "documentário" Jamie Uys tenha fornecido álcool aos animais, intoxicando-os, para realizar as imagens.

Em consulta a informações na Internet é possível constatar que para ficar "bebâdo" o animal teria que ingerir, aproximadamente, 25% da sua própia massa em frutas de marula. No caso do elefante isso equivaleria a mais ou menos 1 tonelada de frutos!!!! A quantidade é exageradamente grande. Soma-se a isso, o fato dos animais ingerirem a fruta fresca (preferencialmente) e não fermentada (que conteria alguma quantidade de álcool).

Embora não seja possível encontrar provas inequívocas de que o fato é uma fraude, há mais elementos que indicam que a cena é uma montagem. É importante lembrar que o diretor Jamie Uys é mais famoso por sua comédia "Os deuses devem estar loucos" (1980. África do Sul). Diante disso é pouco prudente afirmar que o fato é verdadeiro.

Algumas informações sobre a história dos animais bebâdos e árvore de marula

1.http://www.sciencedaily.com/releases/2005/12/051205235555.htm
2. http://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/499983?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%3dncbi.nlm.%20nih.gov
2. http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=8995
3. http://www.africafreak.com/the-marula-fruit-african-booze-for-wild-animals-or-total-myth/
http://www.wildwatch.com/living_library/plants-1/the-marula-tree

É uma pena!  A história poderia ser engraçada, mas pode ser um documento que, provavelmente, comprova um ato de maus tratos com animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails